Tentar ser saudável e equilíbrio

15:30

De algum tempo para cá, após alguns "sustos" nos meus exames de rotina, comecei a cuidar com um pouco mais de atenção da minha saúde. Desde o ano que comecei a prestar vestibular (alguns muitos anos atrás) passei de extremamente ativa fisicamente para alguém que não tinha mais uma rotina de exercícios físicos. Depois que entrei para a faculdade, isso foi somado à alimentação totalmente descuidada e praticamente baseada em fast food e algumas questões emocionais me trouxeram alguns problemas com a saúde ao longo desses anos. Pois bem, do ano passado em diante, tenho partido em uma busca por equilíbrio na minha saúde, em todos os aspectos que a mesma se apresenta.
Tenho evitado os excessos na alimentação, procurando comer menos besteiras e mais coisas saudáveis de forma equilibrada, buscado resolver minhas questões pessoais e na relação com outras pessoas e evitar "tomar os problemas" dos outros como meus. Comecei a fazer terapia, o que me ajudou infinitamente nesse caminho. Minha relação com os estudos, que era muito pesada e desgastante, também foi muito modificada: não vou para além do que minha saúde (física e mental) permite, evito passar tempos extensos seguidos somente estudando (ou tentando estudar), procuro ter um cronograma de estudos equilibrado para que eu possa fazer outras atividades também, sem me culpar por me dedicar aos outros pontos da minha vida. Agora faço exercícios físicos regularmente, além de acompanhamento com nutricionista. Busco ouvir meu corpo e conhecer suas necessidades, o que me ajudou a diminuir bastante a quantidade de remédios que estava tomando. Não se trata de ficar "100% fitness" ou algo parecido, mas de saber quando devo comer o que, quando não devo fazer exercícios, e os motivos pelos quais faço isso.
Percebo muitas mudanças não só nos exames, mas principalmente no dia-a-dia: atividades que antes me cansavam com extrema facilidade não têm mais esse peso, sejam elas físicas ou não. Os exames não estão mais assustadores demais para a saúde de alguém com menos de 25 anos, pelo contrário! Viver tudo o que precisamos viver já não é fácil e é importante procurar se conhecer e entender suas próprias necessidades para buscar equilíbrio entre as atividades, necessidades e energias aplicadas nas mesmas. Tenho aprendido aos poucos que equilibrar as coisas é necessário e faz muito bem para mim: seja quanto a comida, as atividades diárias, problemas ou diversões.


Imagem:WeHeartIt

You Might Also Like

0 comentários

Pinterest

Instagram: @giullieg